Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos mensalmente em nossa Newsletter.

 

IA – Preparando sua Equipe para o Futuro do Trabalho

inteligencia artificial.jpg

A Inteligência Artificial (IA) tem sido apontada como um dos principais impulsionadores de transformação no mundo corporativo – ela potencializa as capacidades das equipes ao automatizar tarefas rotineiras e liberar tempo para atividades estratégicas e de maior valor agregado.

Para que essa transição seja sustentável, é fundamental alinhar tecnologia e desenvolvimento humano, garantindo que cada colaborador — especialmente os mais experientes — estejam prontos para os desafios futuros.

Investir em desenvolvimento interno de talentos é mais eficiente do que passar repetidamente por processos de contratação e integração de novos profissionais, garantindo que o conhecimento e a cultura da empresa sejam preservados. Além disso, colaboradores que se sentem valorizados, tendem a produzir mais e a entregar resultados consistentes.

Adoção da IA - desafios da integração

Segundo a Gallup, 93% dos Chief Human Resources Officers (CHROs) das empresas da Fortune 500 afirmam que suas organizações já adotaram tecnologias de IA para aprimorar processos e decisões de negócio.

Apesar desse avanço, apenas 33% dos funcionários relatam ter compreensão clara de como a IA impactará suas funções, e somente 15% receberam orientação para trabalhar de forma eficaz com essas ferramentas. Esses números evidenciam a urgência de programas estruturados de capacitação. Essa lacuna claramente destaca a necessidade de programas estruturados de upskilling e reskilling.

Mas o que são Upskilling e Reskilling?

O upskilling foca no aprimoramento das competências já existentes, desenvolvendo habilidades que a IA não consegue replicar, como:

  • Criatividade: propor soluções inovadoras e pensar fora da caixa.
  • Pensamento crítico: avaliar cenários complexos e tomar decisões estratégicas.
  • Empatia e comunicação: compreender pessoas, construir relacionamentos e liderar equipes.

Estudos da Gallup mostram que 26% dos funcionários nos Estados Unidos percebem forte incentivo das empresas ao aprendizado de novas habilidades, e colaboradores apoiados nesse desenvolvimento têm 47% menos probabilidade de buscar oportunidades fora da organização.

O reskilling busca requalificação dos profissionais para atuarem em funções emergentes — análise de dados, desenvolvimento de software e gestão de informações — aproveitando o conhecimento institucional e reduzindo custos de contratação e tempo de integração cultural – com isso, o repertório de conhecimento, a experiência do colaborador dentro da organização é aproveitado, como por exemplo:

  • Expertise de Domínio - conhecimento profundo de produtos, processos e clientes que orientam o ajuste fino de prompts*1 e cenários de IA.
  • Memória Institucional - históricos de projetos, lições aprendidas e redes de relacionamento que ajudam a contextualizar dados e decisões.
  • Mentoria e Transferência de Conhecimento - envolver veteranos em dinâmicas de cocriação de prompts e revisões de resultados fortalece a cultura de aprendizado e acelera a integração de profissionais mais jovens.

Integrar essa bagagem ao processo de interação com a IA — por meio de workshops de “prompt crafting” *2, pares formados entre juniores e seniores e painéis de revisão conjunta — fazem o sistema aprender com o melhor do capital humano.

A qualidade do prompt define a relevância das respostas geradas. Algumas dicas para aproveitar o repertório dos veteranos são:
  • Documentar exemplos históricos de casos de sucesso e insucesso ao formular o prompt.
  • Inserir anotações de contexto (restrições de negócio, público-alvo, metas) extraídas da experiência dos funcionários seniores.
  • Utilizar termos técnicos apropriados e estudos de caso internos para guiar a IA.

Essas práticas reduzem iterações, economizam tempo e fortalecem a colaboração entre gerações.

inteligencia artificial (1).jpg

Não esqueça do papel do “Human on the Loop”

O conceito de human on the loop nos lembra da necessidade da supervisão ativa de especialistas ao longo de todo o ciclo de trabalho com IA para verificar se existem “alucinações” *3, inconsistências ou divergência de informações. Dentro desse processo, é primordial que os talentos humanos mantenham:

  • Supervisão e Validação - profissionais experientes monitoram saídas, ajustam parâmetros e corrigem desvios antes da aplicação final.

  • Controle de Qualidade e Ética: veteranos ajudam a identificar vieses, inconsistências e riscos de compliance que a IA não detecta sozinha.

  • Aprendizado e Feedback: a interação contínua gera um ciclo de retroalimentação onde a sabedoria acumulada dos funcionários enriquece o treinamento e refina os padrões do modelo.

Manter esses colaboradores “no loop” assegura decisões estratégicas alinhadas aos valores organizacionais e às necessidades reais do negócio – princípios onde a Inteligência Artificial ainda não está preparada para as decisões mais acertadas e que estejam dentro da ética e filosofia da empresa.

A Consonância Desenvolvimento como parceira estratégica

Na Consonância Desenvolvimento, acreditamos que a transformação digital e a adoção da IA devem caminhar lado a lado com o desenvolvimento humano.

Por meio de programas personalizados de upskilling e reskilling, auxiliamos empresas a identificar as competências necessárias para o futuro e a implementar estratégias de aprendizado contínuo.

Nosso trabalho garante que os colaboradores atuem de forma colaborativa com a IA utilizando suas habilidades únicas para agregar valor, inovar e gerar resultados sustentáveis.

Valorizando quem já está na empresa, as organizações potencializam o engajamento, a produtividade e a retenção de talentos


Conclusão

Integrar IA com o capital humano existente — via upskilling, reskilling, valorização da bagagem dos veteranos e controlar os processos automatizados com o sistema “human on the loop” — são fatores chave para preparar equipes para o futuro do trabalho. Dessa forma, a tecnologia deixa de ser uma caixa-preta e se torna uma parceira poderosa na geração de inovação, engajamento e resultados sustentáveis.

  1. Prompt: Um prompt é a instrução ou conjunto de instruções que você fornece a um sistema de inteligência artificial para orientar a geração de uma resposta, texto, imagem ou outra saída. Funciona de forma semelhante a um guia de roteiro: quanto mais claro e detalhado for o prompt, mais alinhado será o resultado ao que você deseja.
  2. Prompt crafting: Prompt crafting é o processo de desenhar e refinar instruções para uma IA de modo que ela entregue exatamente o que você precisa. É a arte de transformar seu objetivo em palavras claras, completas e orientadas a ação.
  3. Alucinações: Alucinações são respostas geradas por modelos de IA que parecem plausíveis, mas contêm informações imprecisas, incorretas ou totalmente inventadas. Apesar de parecerem confiáveis, essas saídas não se baseiam em fatos, mas na probabilidade de sequência de palavras que o modelo aprendeu durante o treinamento.

Referências

Gallup. AI Use at Work Has Nearly Doubled in Two Years. Gallup, 2025.

Gallup. Employee Upskilling Is Vital in Rapidly Evolving Job Market. Gallup, 2024.

Gallup. No More Fear of Being Obsolete: Upskilling and the AI Revolution. Gallup, 2024.



Sem nome (Apresentação) (4) (2).jpg




Acesse nossos artigos mais recentes e inspire-se com ideias que transformam pessoas e organizações.

Artigos indicados

O poder de orientar pessoas para desenvolverem outras.jpg

O poder de orientar pessoas para desenvolverem outras

O poder de orientar pessoas para desenvolverem outras
inteligencia artificial.jpg

IA – Preparando sua Equipe para o Futuro do Trabalho

IA – Preparando sua Equipe para o Futuro do Trabalho
feedback continuo.jpg

O Feedback Transformador: Alavancando o Desenvolvimento e o Bem-Estar com a Psicologia Positiva

O Feedback Transformador: Alavancando o Desenvolvimento e o Bem-Estar com a Psicologia Positiva

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Agende uma reunião e conte seus objetivos

Pronto para desenvolver líderes mais engajados e equipes de alta performance? Fale com a Consonância e descubra como nossos treinamentos podem transformar o seu time.