Posicionar a marca

O posicionamento é o coração da estratégia da marca. Ele é a base da comunicação da empresa, pois define como ela deseja ser vista pelo mercado. 

Apoiamos negócios que estão sendo iniciados e também ajudamos empresas que desejam ou precisam atualizar seu posicionamento.

Veja a seguir o elementos que fazem parte deste serviço.

O que faz

Esta definição vai muito além de indicar os produtos ou serviços oferecidos. Aqui nós definimos de maneira clara a solução que o produto ou serviço entrega e com isso indicamos o valor que a marca agrega para seu público-alvo. Estamos falando da Proposta de valor que a marca oferta ao mercado.

Para quem faz

Aqui nós definimos qual é o perfil de cliente que a marca busca ou deve buscar – seu Público-alvo.

Esta é a parcela do público que tem necessidades comuns e terá interesse especial pelas soluções oferecidas pela empresa. Resumindo, este é o perfil de cliente para quem a proposta de valor oferecida faz mais sentido.

Identificar e focar o Público-alvo permite que a empresa concentre seus esforços de comunicação nos canais e formatos mais adequados para alcançá-lo com sucesso. Assim é possível maximizar o resultado dos recursos disponíveis, que sempre são escassos.

Além disso, atrair clientes fora do perfil ideal gera desperdício de esforços de vendas e atendimento, entre outros.

Por isso, quanto mais clara e objetiva for esta definição, mais fácil conseguir atingir o público que é realmente o potencial consumidor da marca.

Com que diferencial

Esta parte do Posicionamento da Marca responde qual Vantagem Competitiva garante a sobrevivência e destaque dela no mercado em que atua.

O Diferencial deve estar atrelado à Proposta de valor da marca e ser relevante para seu Público-alvo. Além disso ele deve garantir uma vantagem real em relação à concorrência, ser sustentável – possível de ser mantido ao longo do tempo – e difícil de ser copiado por um concorrente. Sim, é um verdadeiro desafio no mundo atual e por isso merece toda dedicação para ser definido.

Por que faz

Este é um ponto extra que a Consonância opta por incluir na definição do Posicionamento de Marca de seus clientes. Trata-se do Propósito da marca. 

Este componente responde qual é a razão por trás das ações da empresa, suas crenças, sua contribuição ao mundo, o motivo pelo qual a marca faz o que faz.

 

Incluímos este componente no Posicionamento de nossos clientes porque os consumidores têm considerado sua identificação com o propósito da marca quando escolhem de quem comprar. E como este comportamento tende a se acentuar no futuro, é importante que a empresa tenha clareza do seu papel no mundo e um interesse genuíno por realizar entregas de valor à sociedade. 

Então, tendo clareza disto, ela pode comunicar seu propósito adequadamente e gerar uma forte identificação e conexão com seu público-alvo.

Muitos especialistas acreditam, assim como nós, que o propósito é, hoje em dia, o principal fator para a construção da fidelidade que leva as marcas a resultados sustentáveis.

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